Documentos para viagem

Talvez essa seja a dúvida mais comum entre turistas: quais os documentos exigidos para viajar? Vamos esclarecer aqui:

Se você é brasileiro e vai viajar dentro do Brasil, você só precisa ter consigo a sua identidade ou outro documento com foto. Crianças de até 12 anos podem apresentar identidade ou certidão de nascimento e, se não estiverem com os pais, precisam de um documento atestando a autorização para viagem registrado em cartório. Isso vale para qualquer meio de transporte, seja avião, ônibus, catamarã ou carro particular.

Se você é estrangeiro e vem para o Brasil, você precisa do seu passaporte e, antes de entrar no Brasil, precisa verificar se o seu país de origem tem reciprocidade conosco sobre visto. Se não tiver, você precisa solicitar na embaixada ou consulado brasileiro na sua terra natal.

No caso de você ser brasileiro e estar desejando ingressar em outro país, precisa estar atento a algumas questões:

1) Identidade para entrar em países do Mercosul ou passaporte para os demais. Se você não tem passaporte, o processo é até simples, mas leva algum tempo. Primeiro entre no site da Polícia Federal, faça o requerimento, imprima o boleto e pague (algo em torno de R$ 250). Dois dias depois do pagamento, volte ao site da Polícia Federal e faça o agendamento para entregar a documentação descrita lá. Depois que você entregar a documentação, vai levar aproximadamente uma semana para entregarem o seu passaporte. Lembrando que crianças menores de 12 anos desacompanhadas dos pais devem atestar autorização e, em caso de viagem ao exterior, além de registrada em cartório, deve ter ciência consular.

2) Visto. Tem que pesquisar se o país para onde você está indo exige esse documento com antecedência. Boa parte oferece o visto de permanência por até 90 dias no aeroporto mesmo. Sem qualquer taxa além do que já foi cobrado na passagem. Não esqueça de verificar no site da embaixada do país para o qual você está indo!

3) Cartão internacional de vacinação. Coisa simples. Alguns países podem exigir comprovação de que você tomou vacina contra Febre Amarela. Você só precisa tomar uma vez e está imunizado a vida inteira. Se já tomou, pegue o seu cartão do SUS e agende no site da Anvisa um local para retirar o cartão internacional. Você mostra o seu cartão do SUS e recebe o internacional na hora. Rapidinho. Tem alguns laboratórios de vacinação que já emitem na hora também. Verifique no site da Anvisa.

4) Seguro-viagem. Sim, alguns países podem cobrar que você apresente seguro-viagem para entrar. Não é tão caro. Varia conforme o número de dias que você vai estar viajando e o plano que você escolheu. É uma garantia de reembolso em caso de extravio de bagagens, despesas médicas e outros imprevistos que a gente espera não ter que enfrentar. Você pode comprar o seguro junto com a passagem, com agências ou empresas especializadas.

5) Comprovante de retorno e hospedagem. É sempre bom ter a passagem de volta e um voucher do hotel ou comprovante de reserva, né? Alguns serviços de imigração cobram isso no aeroporto e outros cobram até antes, quando há exigência de visto antecipado.

Tendo esses documentos, não tem como dar erro. Outra dica é levar uma cópia do seu passaporte e deixar no hotel. Vai que você perde, é roubado ou qualquer coisa assim… Se isso acontecer, corre na embaixada ou no consulado brasileiro e leva a cópia do documento. Dúvidas? Comente aqui!

2 comentários em “Documentos para viagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s