Dicas de sobrevivência em aeroporto

Você planejou sua viagem, reuniu os documentos, comprou tudo o que precisava e agora chegou a hora viajar. Quais passos você deve seguir no aeroporto?

1) Voo doméstico ou internacional? Você vai viajar apenas dentro do Brasil ou vai para o exterior? A primeira coisa a fazer é procurar o guichê da companhia aérea na área específica. É só seguir as placas, lembrando que, para viagens internacionais, é importante que você chegue ao aeroporto com, pelo menos, duas horas de antecedência.

2) Check-in. No guichê da companha aérea vão verificar seus documentos, confirmar os assentos e despachar as suas malas. Alguns aeroportos, como o Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, já oferecem a opção de você mesmo adiantar todo o procedimento em máquinas disponíveis no aeroporto. Você vai ao guichê só para entregar as malas mesmo. De qualquer forma, é sempre bom tirar todas as suas dúvidas com o atendente da companhia aérea. Quando o voo é com conexão, por exemplo, é bom perguntar onde você vai pegar a sua bagagem (em cada parada ou no destino final). Também é bom checar se o adesivo da bagagem está com o destino correto.

3) Área de embarque. Aqui é importante verificar, mais uma vez, se é embarque doméstico ou internacional. Você vai mostrar a passagem (impressa ou celular) e terá que passar pelo Raio-X.

4) Detector de metais. Você vai tirar tudo que possa ter metal dos bolsos e colocar em uma bandeja de plástico, assim como sua bagagem de mão. Evite ir para o aeroporto com sapatos ou roupas cheias de metal. Você evita o constrangimento (não vai ter que tirar) e não enrola a viagem dos outros.

5) Polícia Federal. São várias cabines onde os agentes da Polícia Federal vão registrar seu passaporte, digitais e fazer perguntas relacionadas ao motivo da viagem. Bem tranquilo.

6) Portão de embarque. Passando pela Polícia Federal, é só seguir até o portal de embarque que está escrito na sua passagem. Se não estiver escrito lá, dê uma olhada nos painéis disponíveis no aeroporto, verificando o número do voo. Pode estar escrito “Porta” ou “Gate”. Procure no painel em que esteja escrito “Partidas” ou “Departures”.

7) Fila de embarque. Geralmente o procedimento para entrar no avião começa faltando uns 30 minutos para o voo decolar. O funcionário da companhia aérea vai chamar pelo microfone e informar em qual fila você deve entrar. É comum que a separação seja feita pelo número do assento escrito na sua passagem.

8) Dentro do avião. No período do voo é possível que os funcionários da companhia aérea entreguem para você um formulário da alfândega. É só preencher e informar se está levando algo valioso ou orgânico para o outro país. Recomendo evitar levar essas coisas, a não ser que tenha realmente alguma necessidade e você se prepare para a burocracia que envolve esse tipo de bagagem.

9) Saindo da aeronave. Apenas siga o fluxo e as placas porque a primeira coisa que todo mundo vai fazer assim que sair do avião é ir até o serviço de imigração.

10) Controle migratório. Vão falar com você na língua oficial do país para o qual você foi ou em inglês. Tente aprender pelo menos o básico: informar seu nome, de onde veio e qual o motivo da viagem. Se tudo der errado, diga apenas “I’m sorry! I don’t speak english.” (Desculpe, eu não falo inglês).

11) Retirar a bagagem. Saindo do serviço de imigração, você vai direto para a área de esteiras onde estão as malas que você despachou no Brasil. Nas placas do aeroporto você deve procurar por “Bagagge Claim”. Na frente das esteiras há telões com o local de origem das bagagens e o número do voo para você saber onde está a sua.

12) Alfândega. Seguindo até a saída, os agentes da alfândega dão uma olhada rápida e, caso você não tenha nenhum bem a declarar, é só sair do aeroporto e seguir com a sua viagem. Lembre-se que, se for fazer conexão, nessa etapa você tem que seguir as plaquinhas “Connection Flight” e passar por todo o procedimento de Raio-X e localização do novo portão de embarque, entrar em um novo voo até chegar ao seu destino final.

Dúvidas? Compartilhe aqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s