Você planejou sua viagem, reuniu os documentos, comprou tudo o que precisava e agora chegou a hora viajar. Quais passos você deve seguir no aeroporto?
1) Voo doméstico ou internacional? Você vai viajar apenas dentro do Brasil ou vai para o exterior? A primeira coisa a fazer é procurar o guichê da companhia aérea na área específica. É só seguir as placas, lembrando que, para viagens internacionais, é importante que você chegue ao aeroporto com, pelo menos, duas horas de antecedência.
2) Check-in. No guichê da companha aérea vão verificar seus documentos, confirmar os assentos e despachar as suas malas. Alguns aeroportos, como o Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, já oferecem a opção de você mesmo adiantar todo o procedimento em máquinas disponíveis no aeroporto. Você vai ao guichê só para entregar as malas mesmo. De qualquer forma, é sempre bom tirar todas as suas dúvidas com o atendente da companhia aérea. Quando o voo é com conexão, por exemplo, é bom perguntar onde você vai pegar a sua bagagem (em cada parada ou no destino final). Também é bom checar se o adesivo da bagagem está com o destino correto.
3) Área de embarque. Aqui é importante verificar, mais uma vez, se é embarque doméstico ou internacional. Você vai mostrar a passagem (impressa ou celular) e terá que passar pelo Raio-X.
4) Detector de metais. Você vai tirar tudo que possa ter metal dos bolsos e colocar em uma bandeja de plástico, assim como sua bagagem de mão. Evite ir para o aeroporto com sapatos ou roupas cheias de metal. Você evita o constrangimento (não vai ter que tirar) e não enrola a viagem dos outros.
5) Polícia Federal. São várias cabines onde os agentes da Polícia Federal vão registrar seu passaporte, digitais e fazer perguntas relacionadas ao motivo da viagem. Bem tranquilo.
6) Portão de embarque. Passando pela Polícia Federal, é só seguir até o portal de embarque que está escrito na sua passagem. Se não estiver escrito lá, dê uma olhada nos painéis disponíveis no aeroporto, verificando o número do voo. Pode estar escrito “Porta” ou “Gate”. Procure no painel em que esteja escrito “Partidas” ou “Departures”.
7) Fila de embarque. Geralmente o procedimento para entrar no avião começa faltando uns 30 minutos para o voo decolar. O funcionário da companhia aérea vai chamar pelo microfone e informar em qual fila você deve entrar. É comum que a separação seja feita pelo número do assento escrito na sua passagem.
8) Dentro do avião. No período do voo é possível que os funcionários da companhia aérea entreguem para você um formulário da alfândega. É só preencher e informar se está levando algo valioso ou orgânico para o outro país. Recomendo evitar levar essas coisas, a não ser que tenha realmente alguma necessidade e você se prepare para a burocracia que envolve esse tipo de bagagem.
9) Saindo da aeronave. Apenas siga o fluxo e as placas porque a primeira coisa que todo mundo vai fazer assim que sair do avião é ir até o serviço de imigração.
10) Controle migratório. Vão falar com você na língua oficial do país para o qual você foi ou em inglês. Tente aprender pelo menos o básico: informar seu nome, de onde veio e qual o motivo da viagem. Se tudo der errado, diga apenas “I’m sorry! I don’t speak english.” (Desculpe, eu não falo inglês).
11) Retirar a bagagem. Saindo do serviço de imigração, você vai direto para a área de esteiras onde estão as malas que você despachou no Brasil. Nas placas do aeroporto você deve procurar por “Bagagge Claim”. Na frente das esteiras há telões com o local de origem das bagagens e o número do voo para você saber onde está a sua.
12) Alfândega. Seguindo até a saída, os agentes da alfândega dão uma olhada rápida e, caso você não tenha nenhum bem a declarar, é só sair do aeroporto e seguir com a sua viagem. Lembre-se que, se for fazer conexão, nessa etapa você tem que seguir as plaquinhas “Connection Flight” e passar por todo o procedimento de Raio-X e localização do novo portão de embarque, entrar em um novo voo até chegar ao seu destino final.
Dúvidas? Compartilhe aqui!