O que pode e o que não pode levar na bagagem de mão

Eu não sei vocês, mas como isso vive mudando eu sempre fico em dúvida sobre as regras para aqueles itens que você pode levar consigo na cabine do avião sem ter que despachar bagagem e pagar a mais por isso. Então vamos ao que temos de mais atual: O peso é de até 10 kg e as medidas da mala devem somar até 115 cm, sendo no máximo 35 cm de largura, 55 cm de altura e 25 cm de profundidade. Além da bagagem de mão, você tambem pode levar na cabine o que as companhias chamam de item pessoal, cujas medidas não podem ultrapassar 100 cm, sendo 45 cm de largura, 35 cm de altura e 20 cm de profundidade.

A regra básica é: o que você traz consigo não pode perturbar o conforto nem colocar em risco a integridade física dos demais passageiros do avião. Então é esperado que você leve documentos, dinheiro, remédios, objetos frágeis ou de valor, produtos de higiene e cosméticos em pequenas quantidades e, de repente, até uma pequena quantidade de roupas ou coisas muito importantes para a sua viagem que você não queira despachar.

De maneira geral, quem estabelece essas normas no Brasil é a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), mas algumas regras, como aquelas relativas ao transporte de animais, variam de empresa para empresa. Na dúvida, ligue para o SAC da companhia aérea, mas isso tudo costuma ficar bem claro nas placas disponíveis nos aeroportos.

Itens proibidos

Coisas que certamente você não pode levar na bagagem de mão são armas e objetos pontiagudos e cortantes, ferramentas de trabalho, como martelos, furadeiras etc. e substâncias inflamáveis, químicas ou tóxicas.

Algumas exceções

Em voos domésticos e internacionais, aparelhos de barbear em cartucho, alicates de unha e objetos com lâminas inferiores a 6 cm (inclusive canivetes, cortadores de unha, tesouras sem ponta e pinças) podem ser transportados na bagagem de mão. Saca-rolhas, canetas, lápis e lapiseiras inferiores a 15 cm, isqueiros com gás ou fluido inferiores a 8 cm, fósforos (uma caixa com até 40 unidades por passageiro), guarda-chuvas, bengalas, suportes para celular (“pau de selfie”), termômetros e martelinhos usados em exames médicos também são permitidos. Espátulas ou palitos de unha, mesmo que usados exclusivamente para fins estéticos, continuam proibidos.

Além disso, remédios com prescrição médica, artigos para a alimentação de bebês e líquidos para dietas especiais também poderão ser levados na cabine do avião na quantidade necessária para sua utilização durante o período total do voo, incluindo eventuais escalas e conexões. Esses itens, no entanto, deverão ser apresentados antes do embarque do passageiro, no momento da inspeção de segurança.

Artigos permitidos

Tanto para voos internacionais como nacionais, aparelhos como notebooks, tablets, videogames portáteis, câmeras fotográficas, filmadoras e celulares podem (e devem) ser levados na bagagem de mão, sempre respeitando as dimensões e o peso especificados por lei.

Em voos nacionais, a quantidade total de líquidos e/ou géis transportada na bagagem de mão não pode passar de 1,2 kg ou 1,2 l. Cada frasco não pode pesar mais do que 300 g ou ter capacidade maior do que 300 ml. Já em voos internacionais, quaisquer líquidos devem ser armazenados em embalagens de até 100 ml. O limite máximo permitido é de um litro, ou 10 frascos de 100 ml, que devem ser acondicionados em uma outra embalagem plástica transparente para facilitar a inspeção dos agentes nos aeroportos antes do embarque.

Todos os produtos perecíveis e alimentos em geral, desde que armazenados em embalagens à prova de vazamentos (para evitar abertura acidental ou mau cheiro), podem ser transportados na bagagem de mão sem problemas.

O transporte de animais domésticos na cabine do avião fica a critério de cada companhia aérea. Se permitido, deve ser feito em compartimento apropriado ao tamanho e peso do pet, que deve ser acompanhado por um atestado de saúde animal fornecido pela Secretaria de Agricultura Estadual, posto do Departamento de Defesa Animal ou por qualquer médico veterinário. Em caso de cão-guia, as regras são mais flexíveis.

Materiais esportivos, instrumentos musicais, eletrodomésticos e objetos frágeis ou de valor devem respeitar as normas de tamanho e peso para bagagem de mão. SEMPRE verifique antecipadamente com a companhia aérea.

E aí? Tem sugestão de assuntos para a gente tratar aqui? Escreva os comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s